Revolta? Não, não estou revoltado. Estou com vontade de dizer verdades a respeito dessa competição que um dia já teve valor. E como sugere o título, vamos aos motivos:
- TORCIDA: Somando todas as médias de público por time, sabem quanto é a média de público do Paulistão? 997 TORCEDORES POR JOGO!! Isso mesmo, só pegar as médias, somá-las e dividir pelo número de jogos realizados até então (129, pra ser mais exato. Seria 130, mas ainda há o jogo entre Portuguesa x São Bernardo, válido pela 12ª rodada e que será realizado hoje, às 19h30, em Bragança Paulista).
- QUALIDADE TÉCNICA: Os times pequenos possuem mais tempo para treinar (pelo menos 3 meses), enquanto os grandes possuem apenas um mês pra isso - isso porque antes era menos de duas semanas. E graças ao aumento da pré-temporada os clubes grandes tiveram mais tempo para treinar e recondicionar os seus jogadores.
Com isso, foi ocasionada uma disparidade técnica absurda e que pode ser vista na classificação, que será o próximo tópico.
Além da extensão da pré-temporada, outro fator que causa disparidade é o de investimentos em contratações. Enquanto vemos um clube do interior contratar poucos jogadores e de média/baixa qualidade, vemos um Palmeiras contratar 20 jogadores, sendo a maioria de qualidade média/alta. - CLASSIFICAÇÃO: Cito como exemplo o grupo 4, composto por Santos, Penapolense, XV de Piracicaba, Capivariano e Bragantino. Sabem quantos pontos separam o líder Santos do vice-líder Penapolense? 15 PONTOS!! O Peixe tem 30 pontos no total, enquanto o clube de Penápolis possui metade.
Outra "errata" nessa organização e que influi demais: Mogi Mirim e Audax possuem mais pontos que o Penapolense (20 e 19, respectivamente), porém não irão se classificar, pois estão na 3ª colocação de seus respectivos grupos (1 e 2); - FÓRMULA DA COMPETIÇÃO: Desde 2013 o Paulistão é realizado da seguinte forma: os 20 clubes são divididos em quatro grupos, composto por cinco times cada. Além disso, uma equipe não enfrenta todas as outras (por exemplo, o São Paulo enfrentará todos os times que não forem de seu grupo). Com isso, houve uma diminuição no número de rodadas (de 19 para 15). Não critico a redução de rodadas, e sim o fato de que times menos qualificados no aspecto técnico possuem chances de classificação, pois os classificados são os líderes e vice-líderes de cada grupo;
- FUTURO DAS EQUIPES MENORES: Enquanto os quatro grandes paulistas vão disputar a série A do Brasileirão e outras disputarão séries B, C e D, outras sequer estão em divisões do futebol nacional. Com isso, os jogadores ficam muito tempo sem jogar, continuam recebendo seus salários e não há obtenção de renda por parte dos clubes, já que não há jogos e, consequentemente, não há torcida nem bilheteria.
Tais questões apontadas neste tópico foram e ainda são discutidas pelo Bom Senso Futebol Clube.
Tá certo, critiquei tanto e não vou dar uma sugestão? É claro que vou! Minha sugestão é que o Paulistão acabe! O Paulistão tá me dando sono, e aposto que muitos também se sentem assim! Sou a favor da volta do Torneio Rio-São Paulo, que deixou muitas saudades!
Mas se não for pra acabar, que mudem essa fórmula de competição, que é muito errônea. Num campeonato desses, sou a favor do mata-mata. Aí sim, tem emoção de sobra.