segunda-feira, 2 de março de 2015

O porquê de não querer falar do Campeonato Paulista

Nos últimos anos, o Paulistão vem decaindo de qualidade e se tornando uma competição com maiores disparidades entre os rivais. E com isso o Paulistão vem perdendo até mesmo a sua utilidade, pois os rivais dos quatro grandes são times muito inferiores e não se equiparam às grandes equipes do futebol brasileiro.

Meus argumentos? Aqui estão:
  • Para vocês terem ideia da disparidade entre os rivais, no grupo 4 (Santos, XV de Piracicaba, Capivariano, Penapolense e Bragantino) o Santos lidera com 17 pontos, enquanto o vice-líder, o XV de Piracicaba, tem 6 - isso mesmo -, 6 pontos! Um time que perdeu 5 de 7 jogos disputados por enquanto está classificado pras quartas de final da competição. A diferença entre os dois times é de 11 pontos!
  • Outro argumento: o Corinthians, mesmo com um jogo a menos, lidera o grupo 2 com tranquilidade e 16 pontos, ainda que perseguido pela Ponte Preta, com 14 pontos e um jogo a mais. 
  • No ano passado, times como Penapolense e Bragantino se classificavam para as quartas de final, e neste ano são sacos de pancada, tanto que na classificação geral do Paulistão, a Penapolense é a 18ª colocada e o Bragantino é o 19º.
  • O Ituano, atual campeão paulista e que está no grupo 1 (São Paulo, Mogi Mirim, Red Bull Brasil e São Bernardo), é o 3º colocado desse grupo, com 10 pontos (2 vitórias, 4 empates e 1 derrota). Faz uma campanha melhor que o XV de Piracicaba, vice-líder do grupo do Santos, e é o 7º melhor time na classificação geral.

Outros motivos, como organização e calendário de jogos, devem ser levados em consideração, mas listo esses por uma questão de detalhes e para evidenciar o principal problema do Paulistão: a disparidade entre as equipes, seja na qualidade, seja na classificação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário