Sei que é tarde pra isso, mas visto a minha indisponibilidade para atualizar o blog, aqui venho mostrar minha análise dos grupos da Taça Libertadores 2015. Vamos lá!
GRUPO 1 - Atlético-MG, Colo Colo (CHI), Santa Fé (COL) e Atlas (MÉX)
Um grupo muito equilibrado. O clube que menos pode dar trabalho é o Atlas, que usa como fator favorável a longa distância que os rivais percorrem para jogar no México. O Atlético-MG, clube mais cotado a assumir a liderança desse grupo, perdeu ontem para o Colo Colo em Santiago por 2 a 0. A vida do Galo não será fácil, pois o jogo mais difícil - pelo menos na minha opinião - ainda está por vir, e será contra o Santa Fé, lá na Colômbia.
Não vejo com bons olhos o mesmo Atlético-MG de dois anos atrás. Sua situação na Libertadores é duvidosa.
GRUPO 2 - San Lorenzo (ARG), São Paulo, Corinthians e Danúbio (URU)
Tido como o "grupo da morte", pra mim terá Corinthians e São Paulo como classificados para as oitavas de final. Considero o time do papa Francisco muito fraco tecnicamente, ainda que seja o atual campeão do torneio. Não conheço o Danúbio, mas posso conhecê-lo hoje à noite (todos nós podemos).
GRUPO 3 - Cruzeiro, Huracán (ARG), Mineros de Guayana (VEN) e Universitário de Sucre (BOL)
O Cruzeiro está num grupo fácil, ainda que com um time tecnicamente inferior ao dos dois últimos anos. O time que merece destaque dentre todos esses é o Huracán, que se classificou pela pré-Libertadores, e com uma facilidade... é, o Allianza Lima (PER) é fraco demais.
Os outros dois times não possuem qualidade para garantirem a classificação para as oitavas do torneio. Essa é a oportunidade do Cruzeiro convencer a todos.
GRUPO 4 - Internacional, Universidad do Chile, The Strongest (BOL) e Emelec (EQU)
Esse sim é o grupo da morte. Na minha opinião vejo a "La U" como um time já vencido e que não mete medo em mais ninguém. O Internacional ainda está em formação, o que é péssimo, pois já estreou na terça contra o The Strongest em La Paz e perdeu por 3 a 1. Não acredito que o Inter garanta sua vaga de imediato, e que isso será decidido pelo quinto ou sexto jogo.
GRUPO 5 - Boca Juniors (ARG), Zamora (VEN), Montevideo Wanderers (URU) e Palestino (CHI)
O Boca é com certeza o favorito a liderar esse grupo. Os desconhecidos Wanderers e Palestino brigam por outra vaga. Time venezuelano em Libertadores é como um torcedor do River Plate na arquibancada do Boca Juniors, então nem preciso falar do fraco Zamora.
GRUPO 6 - River Plate (ARG), Tigres (MÉX), Juan Aurich (PER) e San José (BOL)
O River está de volta à Libertadores, pra alegria dos que gostam de futebol. Nesse grupo, há a certeza de que River e Tigres se classificarão sem dificuldades para o mata-mata. Juan Aurich não tem qualidade para enfrentar de igual pra igual um clube argentino e um mexicano, tanto que perdeu para o Tigres por 3x0. Já o San José será o saco de pancada desse grupo.
GRUPO 7 - Estudiantes (ARG), Libertad (PAR), Atlético Nacional (COL) e Barcelona (EQU)
Outro grupo muito cotado a ser o grupo da morte. O Estudiantes também volta à Libertadores. Acredito que as vagas serão disputadas entre os três primeiros clubes, ainda que o Libertad seja inferior a Estudiantes e Atlético Nacional. A camisa pesa nessas horas.
GRUPO 8 - Racing (ARG), Deportivo Táchira (VEN), Sporting Cristal (PER) e Guaraní (PAR)
Esse grupo é um dos mais fracos no aspecto técnico. Racing favoritíssimo a liderar esse grupo, tanto que goleou o Táchira lá na Venezuela por 5 a 0. Ainda que pouco promissor tecnicamente, a disputa será ferrenha. Vamos ficar de olho.